SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 issue01Avaliação em E-LearningLMS em contexto escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do norte de Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

MONTEIRO, Hugo  and  LOUREIRO, Maria João. Práticas de utilização de computadores portáteis em contexto educativo:: que impactos?. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.01, pp.30-43. ISSN 1646-933X.

Resumo A utilização de computadores portáteis (ComP) em Portugal é uma realidade recente e em crescimento que traz consigo novas possibilidades de integração das TIC em contextos educativos e, em consequência, de investigação. Assim, considerou-se pertinente divulgar os resultados de investigações desenvolvidas em países cuja integração dos ComP vem acontecendo na última década, tendo em vista a sua sistematização e a análise das mais-valias destas tecnologias. Da revisão efectuada sobressai que utilizar ComP, para integrar as TIC na Educação, pode permitir aos alunos desenvolver trabalhos com mais qualidade, de forma mais autónoma e responsável. A portabilidade e a utilização regular dos ComP pode conduzir a novas formas de colaborar, de escrever e de apresentar os projectos. Quanto aos professores, o trabalho colaborativo (online e/ou presencial) pode aumentar fruto do uso mais regular desta tecnologia. Além disso, surgem novas possibilidades de utilizar recursos inovadores, de acompanhar os trabalhos, de promover a utilização integrada das TIC. Contudo, interessa salvaguardar que dificilmente estes aspectos serão verificados sem a promoção de metodologias centradas no aluno e nas aprendizagens e um compromisso da comunidade educativa. Sem estes suportes pode haver resistências e dificuldades na integração das TIC

Keywords : Computadores Portáteis; Tecnologias da Informação e Comunicação; Utilização das TIC na Educação; Práticas Lectivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )