SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número01Avaliação em E-LearningLMS em contexto escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do norte de Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

MONTEIRO, Hugo  e  LOUREIRO, Maria João. Práticas de utilização de computadores portáteis em contexto educativo:: que impactos?. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.01, pp.30-43. ISSN 1646-933X.

Resumo A utilização de computadores portáteis (ComP) em Portugal é uma realidade recente e em crescimento que traz consigo novas possibilidades de integração das TIC em contextos educativos e, em consequência, de investigação. Assim, considerou-se pertinente divulgar os resultados de investigações desenvolvidas em países cuja integração dos ComP vem acontecendo na última década, tendo em vista a sua sistematização e a análise das mais-valias destas tecnologias. Da revisão efectuada sobressai que utilizar ComP, para integrar as TIC na Educação, pode permitir aos alunos desenvolver trabalhos com mais qualidade, de forma mais autónoma e responsável. A portabilidade e a utilização regular dos ComP pode conduzir a novas formas de colaborar, de escrever e de apresentar os projectos. Quanto aos professores, o trabalho colaborativo (online e/ou presencial) pode aumentar fruto do uso mais regular desta tecnologia. Além disso, surgem novas possibilidades de utilizar recursos inovadores, de acompanhar os trabalhos, de promover a utilização integrada das TIC. Contudo, interessa salvaguardar que dificilmente estes aspectos serão verificados sem a promoção de metodologias centradas no aluno e nas aprendizagens e um compromisso da comunidade educativa. Sem estes suportes pode haver resistências e dificuldades na integração das TIC

Palavras-chave : Computadores Portáteis; Tecnologias da Informação e Comunicação; Utilização das TIC na Educação; Práticas Lectivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )