SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número01Práticas de utilização de computadores portáteis em contexto educativo:: que impactos?Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

LISBOA, Eliana Santana et al. LMS em contexto escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do norte de Portugal. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.01, pp.44-57. ISSN 1646-933X.

Resumo Considerando o conhecimento ainda insuficiente das práticas existentes nas escolas portuguesas no que se refere à utilização de plataformas virtuais, particularmente no que se refere ao caso da plataforma MOODLE, foi desenvolvido um estudo descritivo com o objectivo de analisar que tipo de serviços e ferramentas são utilizados pelos professores e de que forma estes novos recursos têm contribuído para renovar as suas práticas pedagógicas. O estudo empírico envolveu os professores de duas escolas do norte de Portugal, sendo uma privada e outra pública. Para o efeito, os professores preencheram um questionário que foi alvo de uma validação de conteúdo e empírica. Os resultados mostram que: a) a maioria dos professores inquiridos não utiliza a plataforma de apoio à aprendizagem; e b) que os professores que utilizam a Moodle não o fazem tirando partido do potencial que esta plataforma apresenta para o desenvolvimento da sociedade da informação, comunicação e conhecimento em Portugal.

Palabras clave : Ensino e Aprendizagem; Formação; Professores; Plataforma Moodle.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )