SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número01Tecnologias Web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de PortuguêsFormação contínua de professores e tecnologias de informação e comunicação no distrito de Setúbal: um estudo de avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

OLIVEIRA, Susana Alexandra  e  CARDOSO, Eduardo Luís. Novas perspectivas no ensino da língua Inglesa: blogues e podcasts. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.01, pp.87-101. ISSN 1646-933X.

Resumo Este trabalho visou estudar o uso dos blogues com podcasts como recurso educativo de aprendizagem e aperfeiçoamento da Língua Inglesa, enquanto língua estrangeira, no ensino básico presencial, analisar todo o potencial que estes representam e caracterizar ao mesmo tempo estratégias da sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem. Pretendeu-se verificar até que ponto estes tipos de ferramentas permitem promover a interactividade, a vertente de trabalho prático e o trabalho cooperativo e colaborativo a nível da própria língua estrangeira e se são capazes de diminuir a magistralidade das aulas e promover o gosto pela mesma junto dos alunos. Por outro lado, tentou-se avaliar também os resultados obtidos pelos alunos bem como a qualidade dos recursos desenvolvidos e utilizados, nomeadamente o blogue e as actividades que foram criadas para o desenvolvimento das aulas e a apresentação de conteúdos. A um nível mais específico, pretendeu-se melhorar o aproveitamento e o sucesso educativo dos alunos, bem como a sua proficiência na língua inglesa

Palavras-chave : Aprendizagem; Blogues; Ensino; Língua Inglesa; Podcasts.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )