SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número01Formação contínua de professores e tecnologias de informação e comunicação no distrito de Setúbal: um estudo de avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

FERREIRA, Sérgio  e  CARDOSO, Eduardo Luís. Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores: perspectivas de desenvolvimento. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.01, pp.110-119. ISSN 1646-933X.

Resumo No ano lectivo 2003/ 2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via Internet, ao nível dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação procurámos responder à questão: “Quais as perspectivas de desenvolvimento futuro do ensino mediatizado recorrente na Região Autónoma Açores?” Recorremos ao estudo de caso como forma de abordagem da problemática, na medida em que pretendemos tratar o caso com profundidade, compreender o modo de funcionamento do sistema na actualidade, identificar os seus principais pontos fracos e perspectivar formas de potencializar o sistema no futuro. Os resultados obtidos mostram que o modelo subjacente ao ensino mediatizado permite vencer algumas das barreiras geográficas e demográficas que o arquipélago encerra. No entanto, apresenta alguns problemas que importa resolver, nomeadamente a incipiente formação pedagógica e as limitações técnicas dos professores no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação e do elearning. O ensino mediatizado pode oferecer outras valências, nomeadamente na formação contínua de professores e auxiliares de acção educativa e implementar-se de forma mais efectiva, fora da Região.

Palavras-chave : Avaliação; E-Learning; Ensino a Distância; Educação de Adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )