SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 issue02Peddy- paper literário mediado por telemóvelE-Portefólios no 1º ciclo do ensino básico: estratégia de promoção e certificação de competências author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

VICENTE, Cristina  and  MELAO, Nuno. A adopção do quadro interactivo pelos professores de matemática do 3º CEB: um estudo empírico nas escolas da Guarda. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.02, pp.41-57. ISSN 1646-933X.

Nos últimos anos, em Portugal, as autoridades educacionais, as escolas e os professores têm manifestado um interesse crescente na utilização de Quadros Interactivos na esperança de aumentar o desempenho académico dos alunos. Contudo, apesar de o ritmo de introdução desta tecnologia educativa na sala de aula ter vindo a aumentar progressivamente, têm sido publicados poucos estudos que investiguem as práticas da sua introdução e utilização. Este estudo investiga através de uma estratégia de estudo de caso múltiplo a adopção do Quadro Interactivo por professores de Matemática em cinco escolas com o 3.º Ciclo do Ensino Básico da cidade da Guarda. Os resultados mostram que a introdução dos equipamentos foi efectuada na maioria dos casos sem qualquer planeamento, tendo a formação inicial sido conduzida entre professores. Os equipamentos ainda não são utilizados pela maioria dos professores e aqueles que os utilizam é com pouca frequência e ainda não aproveitam a totalidade das suas potencialidades. Assim, são descritos os principais obstáculos e factores chave de sucesso à sua utilização, bem como as expectativas dos professores em relação aos quadros interactivos. Este estudo pretende contribuir para uma reflexão que potencie uma utilização mais eficaz desta tecnologia educativa.

Keywords : Educação; Tecnologias de Informação e Comunicação; Informática na Educação; Quadro Interactivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )