SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número02Peddy- paper literário mediado por telemóvelE-Portefólios no 1º ciclo do ensino básico: estratégia de promoção e certificação de competências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

VICENTE, Cristina  y  MELAO, Nuno. A adopção do quadro interactivo pelos professores de matemática do 3º CEB: um estudo empírico nas escolas da Guarda. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.02, pp.41-57. ISSN 1646-933X.

Nos últimos anos, em Portugal, as autoridades educacionais, as escolas e os professores têm manifestado um interesse crescente na utilização de Quadros Interactivos na esperança de aumentar o desempenho académico dos alunos. Contudo, apesar de o ritmo de introdução desta tecnologia educativa na sala de aula ter vindo a aumentar progressivamente, têm sido publicados poucos estudos que investiguem as práticas da sua introdução e utilização. Este estudo investiga através de uma estratégia de estudo de caso múltiplo a adopção do Quadro Interactivo por professores de Matemática em cinco escolas com o 3.º Ciclo do Ensino Básico da cidade da Guarda. Os resultados mostram que a introdução dos equipamentos foi efectuada na maioria dos casos sem qualquer planeamento, tendo a formação inicial sido conduzida entre professores. Os equipamentos ainda não são utilizados pela maioria dos professores e aqueles que os utilizam é com pouca frequência e ainda não aproveitam a totalidade das suas potencialidades. Assim, são descritos os principais obstáculos e factores chave de sucesso à sua utilização, bem como as expectativas dos professores em relação aos quadros interactivos. Este estudo pretende contribuir para uma reflexão que potencie uma utilização mais eficaz desta tecnologia educativa.

Palabras clave : Educação; Tecnologias de Informação e Comunicação; Informática na Educação; Quadro Interactivo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )