SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número02A adopção do quadro interactivo pelos professores de matemática do 3º CEB: um estudo empírico nas escolas da GuardaProcessos interacionais no curso de pedagogia a distância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: a formação humana para além da lógica do capital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

MARQUES, Cidália  y  REIS, Pedro Rocha dos. E-Portefólios no 1º ciclo do ensino básico: estratégia de promoção e certificação de competências. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.02, pp.58-66. ISSN 1646-933X.

Durante os últimos anos tem-se verificado um interesse crescente pela utilização de e-portefólios em contexto educativo, em resultado das potencialidades que lhes são atribuídas na promoção e avaliação de competências. Esta investigação interpretativa, de tipo qualitativo, pretendeu estudar as potencialidades e limitações da utilização de portefólios electrónicos em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e propor modelos de e-portefólios adequados à realidade deste nível de ensino. Procedeu-se: 1) à análise global dos e-portefólios produzidos no Distrito de Santarém no âmbito do Projecto CBTIC@EB1 - Projecto de Competências Básicas em TIC - durante o ano lectivo de 2005-2006; e 2) à construção de três estudos de caso, onde se analisa e discute a forma como professores, alunos e monitores se envolveram na dinamização de e-portefólios. Com base nos resultados obtidos, procedeu-se à concepção de dois modelos de e-portefólio que procuram adequar-se à realidade específica das escolas do 1º Ciclo portuguesas, potenciando as vantagens educativas desta metodologia e ultrapassando as dificuldades detectadas no estudo empírico prévio.

Palabras clave : Certificação de Competências; E-Portefólios; Portabilidade; Reflexão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )