SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 issue02Processos interacionais no curso de pedagogia a distância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: a formação humana para além da lógica do capitalEstratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

BOTELHO, Teresa Silveira  and  VIVAR, Dolores Madrid. As TIC na formação inicial da ESE João de Deus. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.02, pp.84-94. ISSN 1646-933X.

O estudo teve como principal objectivo identificar os factores que promovem a utilização e/ou integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial de professores do 1º ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação João de Deus e propor estratégias para contribuir para a integração das mesmas junto da escola e dos professores. Realizámos um estudo longitudinal desenvolvido em quatro fases, iniciando este trabalho com a recolha de informação, através da aplicação de questionários e entrevistas, sobre a utilização e/ou integração das tecnologias a todos os alunos da Licenciatura de Professores do 1º Ciclo da Escola Superior de Educação João de Deus, todos os seus Docentes e a 15 professores titulares, ex-alunos da nossa Escola de formação. Foi assim possível confirmar que existe uma diferença entre informação e conhecimento e que se torna necessário alterar o discurso pedagógico.

Keywords : Comunicação; Comunidades Online; Formação Inicial de Professores; (In)Formação; TIC.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )