SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número02Processos interacionais no curso de pedagogia a distância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: a formação humana para além da lógica do capitalEstratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

BOTELHO, Teresa Silveira  y  VIVAR, Dolores Madrid. As TIC na formação inicial da ESE João de Deus. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.02, pp.84-94. ISSN 1646-933X.

O estudo teve como principal objectivo identificar os factores que promovem a utilização e/ou integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial de professores do 1º ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação João de Deus e propor estratégias para contribuir para a integração das mesmas junto da escola e dos professores. Realizámos um estudo longitudinal desenvolvido em quatro fases, iniciando este trabalho com a recolha de informação, através da aplicação de questionários e entrevistas, sobre a utilização e/ou integração das tecnologias a todos os alunos da Licenciatura de Professores do 1º Ciclo da Escola Superior de Educação João de Deus, todos os seus Docentes e a 15 professores titulares, ex-alunos da nossa Escola de formação. Foi assim possível confirmar que existe uma diferença entre informação e conhecimento e que se torna necessário alterar o discurso pedagógico.

Palabras clave : Comunicação; Comunidades Online; Formação Inicial de Professores; (In)Formação; TIC.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )