SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 issue02As TIC na formação inicial da ESE João de Deus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

FRANCISCO, Manuela; NEVES, Josélia  and  ESPERANCA, Cláudio. Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.02, pp.95-104. ISSN 1646-933X.

A imagem e o som povoam hoje o universo Web em todas as suas dimensões. Os conteúdos tornaram-se a cada momento mais ricos e complexos e, na mesma proporção, dificultam o acesso a quem, por ter incapacidade sensorial, precisa de condições específicas. No contexto actual, o ensino online, qualquer que seja o seu modelo, recorre às ferramentas da Web para se concretizar, submetendo-se no processo, a todas as contingências existentes no contexto geral. Aqui, todas as limitações ganham maior dimensão pois passam a ser determinantes na eficácia educativa. Se é verdade que existem directrizes do tipo W3C que pretendem garantir a usabilidade e acessibilidade da Web, haverá ainda espaço para questionar de forma objectiva quais os desafios de utilizar a imagem e o som no contexto educativo e quais as soluções à vista para melhorar as condições de acesso a estudantes com necessidades especiais de carácter sensorial.

Keywords : Acessibilidade; Descrição; E-Learning; Imagem; Som.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )