SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número02As TIC na formação inicial da ESE João de Deus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

FRANCISCO, Manuela; NEVES, Josélia  e  ESPERANCA, Cláudio. Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.02, pp.95-104. ISSN 1646-933X.

A imagem e o som povoam hoje o universo Web em todas as suas dimensões. Os conteúdos tornaram-se a cada momento mais ricos e complexos e, na mesma proporção, dificultam o acesso a quem, por ter incapacidade sensorial, precisa de condições específicas. No contexto actual, o ensino online, qualquer que seja o seu modelo, recorre às ferramentas da Web para se concretizar, submetendo-se no processo, a todas as contingências existentes no contexto geral. Aqui, todas as limitações ganham maior dimensão pois passam a ser determinantes na eficácia educativa. Se é verdade que existem directrizes do tipo W3C que pretendem garantir a usabilidade e acessibilidade da Web, haverá ainda espaço para questionar de forma objectiva quais os desafios de utilizar a imagem e o som no contexto educativo e quais as soluções à vista para melhorar as condições de acesso a estudantes com necessidades especiais de carácter sensorial.

Palavras-chave : Acessibilidade; Descrição; E-Learning; Imagem; Som.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )