SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 suppl.especialJovens, telemóveis e escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

SILVA, Pedro Moreira da; LOPES, João Correia  y  SILVA, Maria João. Ubiquitous computing in children education: framework for georeferenced multisensory information. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2010, vol.03, suppl., pp.35-45. ISSN 1646-933X.

Os métodos tradicionais de ensino, embora bastante importantes, não são capazes de explorar o potencial da comunicação multissensorial, nem mesmo da interacção e colaboração entre grupos. A investigação neste domínio tem demonstrado consistentemente que a aprendizagem colaborativa e interactiva, comparativamente com a aprendizagem tradicional, produz melhor aprendizagem e melhores resultados individuais. A aprendizagem pode ser divertida mas para isso os discentes precisam de ser parte integrante e não apenas espectadores. Este artigo apresenta uma plataforma que possibilita a criação de informação multissensorial georreferenciada, colocando o controlo da criação de conteúdos nas mãos dos pequenos exploradores - as crianças. Sensores móveis, espalhados pela área de exploração, fornecem informação ambiente georreferenciada como temperatura e humidade do ar. Os professores podem utilizar elementos multimédia (vídeo, imagem, som e texto) conseguindo trazer para a sua sala de aula o mundo exterior e partilhá-lo com outras salas de aula espalhadas pelo globo. Considerando os orçamentos das escolas, a ligação à Internet só é necessária quando a plataforma é usada para exploração de conteúdo - utilizando o Google Earth. Desta forma, a criação de conteúdos pode ser feita em qualquer lugar sem quaisquer custos.

Palabras clave : Crianças; Aprendizagem Multissensorial; Sensores Móveis; Informação Georreferenciada.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )