SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número01Estrutura cognitiva dos alunos e aprendizagem conceptual da matemática: contributos para o seu conhecimento através da técnica de Redes Associativas PathfinderO computador portátil no ambiente de sala de aula numa escola do Alentejo Litoral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

LOUREIRO, Maria João; POMBO, Lúcia; BARBOSA, Isabel  e  BRITO, Ana Luísa. A utilização das TIC dentro e fora da escola: sultados de um estudo envolvendo alunos do concelho de Aveiro. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2010, vol.03, n.01, pp.31-40. ISSN 1646-933X.

Vários estudos sobre a utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), indicam que os alunos têm especial apetência pela utilização das TIC e usam-nas frequentemente fora da escola. Também sugerem que esses usos promovem o desenvolvimento de competências diversas. No entanto, devido a factores variados, essas competências parecem ser pouco potenciadas pela escola. Este contributo apresenta resultados de um estudo em que se procurou fazer o levantamento da forma como os alunos de duas escolas de Aveiro, de diferentes níveis de ensino, usam as TIC dentro e fora da escola. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de carácter descritivo, do tipo multicasos. Para recolher os dados foram aplicados dois inquéritos por questionário online. A partir dos resultados conclui-se que a percentagem de alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB) que utilizam TIC em casa é elevada e idêntica à dos do Ensino Secundário (ES). Quanto às actividades desenvolvidas com maior frequência em casa e na escola, os alunos de 2º CEB fazem o mesmo tipo de actividades, que se prendem com tarefas de aprendizagem formal, e estas actividades diferem para os alunos do ES. Estes últimos, fora da escola, usam frequentemente ferramentas da Web 2.0, sendo estas ferramentas muito pouco exploradas na escola. Os resultados reforçam os de outros estudos e permitem apontar pistas tendo em vista potenciar a integração das TIC em contextos de aprendizagem formal.

Palavras-chave : TIC; Utilização Pelos Alunos; Contextos de Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )