SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número01Lessons learned on facilitating asynchronous discussions for online learningAs tecnologias da informação e comunicação e a intensificação do trabalho docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

ARAUJO, Elenise Maria  e  OLIVEIRA NETO, Jose Dutra de. Um novo modelo de design instrucional baseado no ILDF-Integrative Lerning Design Framwork para a aprendizagem on-line. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2010, vol.03, n.01, pp.68-83. ISSN 1646-933X.

Propõe-se um modelo de framework instrucional sob o enfoque da taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom e do ciclo de aprendizagem vivencial de Kolb adaptado para uma disciplina de pós-graduação em engenharia de produção. O novo modelo instrucional estendido do “Integrative Learning Design Framework” on-line prevê a elaboração de um programa de ensino baseado em objetivos educacionais, modelos pedagógicos, características, estratégias e tecnologias instrucionais que mais se adéquam as expectativas do professor, do aluno e do contexto educacional, possibilitando maior eficácia do processo como um todo e em suas etapas. Sugere uma rubrica para avaliação do desempenho dos alunos em fóruns de discussões on-line que inclui 5 dimensões para “medir” a qualidade e a quantidade das mensagens, os níveis de conhecimento cognitivo dos alunos, a relevância da mensagem para a construção do conhecimento coletivo e o seu caráter formal e de organização. A disciplina foi oferecida no primeiro semestre de 2008 para 14 alunos de pós-graduação, e os resultados, revelam que, o modelo de design instrucional e as estratégias dialógicas e exploratórias adotadas, colaboraram para a evolução destes com relação aos níveis de desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem vivencial e contribuíram para a construção do conhecimento de forma colaborativa e significativa.

Palavras-chave : Ensino de Engenharia; Integrative Learning Design Framework; e-Learning; Modelo Instrucional; Design Instrucional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )