SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número01Um novo modelo de design instrucional baseado no ILDF-Integrative Lerning Design Framwork para a aprendizagem on-lineO potencial das tecnologias educativas na promoção da inclusão: três exemplos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

OLIVEIRA, Walas Leonardo de. As tecnologias da informação e comunicação e a intensificação do trabalho docente. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2010, vol.03, n.01, pp.84-95. ISSN 1646-933X.

O artigo busca compreender as relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a intensificação do trabalho dos professores. Com base em uma recente investigação de Mestrado realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, o texto analisa a pesquisa sobre trabalho de professores e TIC no Brasil. Este trabalho expõe e discute quatro hipóteses para o aumento da intensificação do trabalho de professores que lecionam no ensino médio, de escolas públicas e privadas, que adotam as TIC na sala de aula. Ao final, o texto aponta para o fato de que a intensificação do trabalho dos professores é um elemento constante no processo de trabalho desses indivíduos. Portanto, os professores devem conhecer e analisar criticamente as TIC, especialmente o computador e a internet, para que possam obter maior controle sobre o seu próprio processo de trabalho e garantir melhor posição no confronto entre capital e trabalho.

Palavras-chave : Intensificação do trabalho Docente; Processo de Trabalho; Tecnologias da informação e Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )