SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número02ICT integration in primary and secondary education in Andalusia, Spain: curricular and organizational implications índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

PAIVA, Jacinta; MORAIS, Carla  e  PAIVA, João. Referências importantes para a inclusão coerente das TIC na educação numa sociedade “sistémica”. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2010, vol.03, n.02, pp.05-17. ISSN 1646-933X.

A mudança de paradigma de uma escola mecanicista, que encara o saber como fragmentado e estanque, para uma escola interdependente e global, ou segundo Peter Senge, de "pensamento sistémico", pode ser mediada através da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação, que poderão potenciar a desejável mudança pedagógica nas práticas e nos agentes educativos, dentro e fora da escola. Peter Senge trouxe da reflexão sobre economia e sociologia novos e grandes desafios para as “escolas que aprendem”. As escolas preparam, hoje, alunos que são candidatos não à era industrial, de disciplinas compartimentadas, mas sim futuros trabalhadores em sistemas de conhecimento, que caracterizam o século XXI

Palavras-chave : "Escolas que Aprendem”; Pedagogia Contemporânea; Peter Senge; Tecnologias de Informação e Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )