SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número02Implementação da educação a distância na Universidade de Cabo Verde: análise de uma experiência-pilotoAvaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de Aveiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa  y  ROCHA, Adauto Galvão da. Representações sociais sobre tecnologias da informação e da comunicação e o contexto escolar. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2010, vol.03, n.02, pp.61-70. ISSN 1646-933X.

Este estudo tem a intenção de refletir sobre as representações sociais dos alunos concluintes do ensino médio de uma escola pública sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e multimídia interativa. Nesta perspectiva, esta pesquisa tem por objetivos: identificar percepções e representações sociais que alunos concluintes do Ensino Médio regular apresentam sobre TIC e multimídias interativas; e analisar as possíveis relações existentes entre as suas representações sociais e o processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar. O estudo se fundamenta em Lévy (1993, 1999, 2000), Moscovici (1978, 2003), Bourdieu (1996, 2005), entre outros. A pesquisa, realizada no município de Guarujá, São Paulo (Brasil) se desenvolveu em duas etapas. Na primeira, utilizamos um questionário semiestruturado para oitenta alunos e, na segunda etapa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com doze alunos. Os elementos representacionais foram analisados sob três dimensões: 1ª a linguagem midiática e o contexto escolar; 2ª a (re)construção de representações e práticas/habitus; e 3ª o sentido/significado das TIC. Os resultados da pesquisa evidenciam que as TCI são elementos estruturantes da atual sociedade da informação e geram um processo produtivo e educativo: novas formas de comunicação, linguagem, interação e aprendizagem (novos habitus).

Palabras clave : Contexto Escolar; Tecnologias da Informação e da Comunicação; Novos Habitus; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )