SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 issue02Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de AveiroVideojogos e aprendizagens matemáticas na educação pré-escolar: um estudo de caso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

MOREIRA, José António Marques  and  MONTEIRO, Angélica Maria. O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2010, vol.03, n.02, pp.82-94. ISSN 1646-933X.

O presente artigo visa essencialmente descrever a experiência dos autores relativamente ao impacto que a utilização dos sistemas de gestão de aprendizagem, comummente conhecidas como plataformas de aprendizagem, poderão ter na mudança de paradigma pedagógico. Ao longo do trabalho, que desenvolveram no ano lectivo de 2009/2010, os autores tiveram a possibilidade de comprovar que a criação de espaços e de comunidades virtuais de aprendizagem, complementares à aprendizagem presencial, revela-se fundamental na promoção e reforço das interacções professor/estudantes e estudantes/estudantes, na partilha de conhecimentos e nas estratégias de trabalho cooperativo, com recurso a materiais e a estratégias que estimulem os estudantes a processar a informação autonomamente e de forma significativa, tendo em conta o seu estilo e ritmo de aprendizagem.

Keywords : B-Learning; Ensino Superior; Pedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )