SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número02Avaliação da metodologia b-Learning no Mestrado Multimédia em Educação (edição 2007-2009) da Universidade de AveiroVideojogos e aprendizagens matemáticas na educação pré-escolar: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

MOREIRA, José António Marques  e  MONTEIRO, Angélica Maria. O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2010, vol.03, n.02, pp.82-94. ISSN 1646-933X.

O presente artigo visa essencialmente descrever a experiência dos autores relativamente ao impacto que a utilização dos sistemas de gestão de aprendizagem, comummente conhecidas como plataformas de aprendizagem, poderão ter na mudança de paradigma pedagógico. Ao longo do trabalho, que desenvolveram no ano lectivo de 2009/2010, os autores tiveram a possibilidade de comprovar que a criação de espaços e de comunidades virtuais de aprendizagem, complementares à aprendizagem presencial, revela-se fundamental na promoção e reforço das interacções professor/estudantes e estudantes/estudantes, na partilha de conhecimentos e nas estratégias de trabalho cooperativo, com recurso a materiais e a estratégias que estimulem os estudantes a processar a informação autonomamente e de forma significativa, tendo em conta o seu estilo e ritmo de aprendizagem.

Palavras-chave : B-Learning; Ensino Superior; Pedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )