SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número01A Influência dos videojogos no rendimento escolar dos alunos: uma experiência no 2º e 3º ciclo do ensino básicoCoordenação de curso e presença social num contexto de aprendizagem online índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

SANTOS, Arnaldo  y  MOREIRA, Lúcia. A auto-aprendizagem e a aprendizagem colaborativa em contexto de Learning Organization. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, n.01, pp.28-44. ISSN 1646-933X.

As transformações sociais estão a impor uma constante evolução tecnológica e pedagógica que origina rápidos desajustes e dificuldades de integração, obrigando as pessoas a alterarem comportamentos, posturas e mentalidades. A maioria das instituições privadas e organismos governamentais têm procurado reflectir sobre esta problemática, partindo do princípio que a educação/formação desempenha um papel determinante no actual contexto de modernização permanente e acelerada, devendo ser vista por todos como um instrumento valioso que aumente a plataforma do saber e a satisfação individual. Desta forma, são necessárias metodologias novas, mentalidades abertas e práticas alternativas e inovadoras para ensinar e aprender em contexto das designadas Learning Organizations. Pretende-se, com este artigo, apresentar os princípios, metodologias, tecnologias e estratégias para a implementação de soluções inovadoras de eLearning e bLearning em contexto de formação profissional. Pretende-se, igualmente, efectuar uma análise sistémica e apresentar dois estudos de caso focados na auto-aprendizagem e na aprendizagem colaborativa, ambos realizados no Grupo PT.

Palabras clave : Aprendizagem Colaborativa; Auto-Aprendizagem; Blearning; Elearning; Learning Organization.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )