SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número01A auto-aprendizagem e a aprendizagem colaborativa em contexto de Learning OrganizationA formação do professor de educação artística a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

CABRAL, Pedro Barbosa  e  AMANTE, Lúcia. Coordenação de curso e presença social num contexto de aprendizagem online. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, n.01, pp.45-52. ISSN 1646-933X.

Neste artigo apresenta-se um estudo realizado no âmbito do ensino superior a distância. Tendo como base o modelo transaccional da educação a distância de Garrison, Archer e Anderson Community of Inquiry Framework, analisa-se a perspectiva dos alunos de um curso de 1º Ciclo sobre o papel da Coordenação, num ambiente de aprendizagem online. Constata-se que a Coordenação pode constituir um factor relevante no modelo em questão, principalmente na componente presença social.

Palavras-chave : Coordenação de Cursos Online; Educação a Distância; Modelo de Garrison e Colaboradores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )