SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número01A formação do professor de educação artística a distânciaAdaptação para a língua portuguesa de um questionário sobre competências e atitudes relativas aos computadores e à Internet: relação, predição e diferença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

MOURAZ, Ana  e  SOUSA, José Miguel. Projecto Inovar com QI: uma experiência de integração das TIC nos processos de ensino e aprendizagem. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, n.01, pp.66-87. ISSN 1646-933X.

O projecto “Inovar com QI” - Introdução dos Quadros Interactivo MagicBoard em sala de aula, decorreu no triénio 2006-2009 nas Escolas Associadas do Centro de Formação Penalva e Azurara, actual EDUFOR, e foi da responsabilidade conjunta do Centro de Formação e da Areal Editores. O projecto nasceu da convicção de que a tecnologia, para ter impacto, precisa de responder às necessidades dos seus utilizadores, de facilitar-lhes a vida, ou de melhorar significativamente as suas actividades, para o que precisam aqueles de saber tirar partido das potencialidades que a tecnologia coloca ao seu dispor. Isto quer dizer que precisam os utilizadores de formação e acompanhamento bastantes para que a tecnologia cumpra os desígnios elencados. Foram essas finalidades que o projecto “Inovar com QI” se propôs - formar e acompanhar os professores que quiseram fazer entrar os quadros interactivos na sua sala de aula. O presente texto é um resumo do projecto, mas também a sua problematização crítica, na medida em que discute a hipótese teórica que lhe deu sentido: não basta colocar os quadros interactivos, indiscriminadamente na sala de aula, para garantir o seu uso, muito menos o seu uso pedagógico.

Palavras-chave : Quadros Interactivos; Práticas Pedagógicas; Avaliação de Projecto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )