SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número01Adaptação para a língua portuguesa de um questionário sobre competências e atitudes relativas aos computadores e à Internet: relação, predição e diferença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

MENSLIN, Mônica Schüler. Rádio e internet como instrumentos para apoiar o desenvolvimento de adolescentes com dificuldades de expressão. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, n.01, pp.102-114. ISSN 1646-933X.

O presente artigo relata pesquisa exploratória, de base empírica, sobre o uso do rádio e da Internet como instrumentos para apoiar o desenvolvimento de adolescentes, alunos da Rede Municipal de Ensino de Joinville, Santa Catarina, com dificuldades de expressão oral. Tem como objetivo final levar à reflexão sobre as contribuições destas duas tecnologias, utilizadas como ferramentas culturais, para o desenvolvimento da oralidade de alunos do Ensino Fundamental. A discussão proposta fundamenta-se em conceitos que envolvem a temática, desde como se processa a construção do conhecimento, a educomunicação, a vivência cooperativa de construção de rádio web, o desenvolvimento do pensamento e da linguagem durante o processo de interação e a análise da oralidade a partir de categorias relativas à fluência verbal dos alunos. A pesquisa realizada possibilitounos observar que a integração das mídias rádio e internet têm potencial para contribuir para o desenvolvimento da oralidade como ferramenta cultural, ativando e lapidando a percepção auditiva e a oralidade dos alunos em relação aos discursos produzidos.

Palavras-chave : Rádio Web; Cultura; Informática; Oralidade e Dificuldades de Expressão Oral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )