SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número02As redes sociais na promoção da aprendizagem colaborativa: um estudo no ensino secundárioBlogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

LOPES, Rute Almendra  e  CARVALHO, Ana Amélia A.. Podcasts para apoiar o estudo independente de matemática: reação dos alunos à produção e à visualização. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, n.02, pp.35-49. ISSN 1646-933X.

Os programas de Matemática A do ensino secundário são extensos, exigindo que os alunos estudem autonomamente em casa. Por sentirem dificuldade em fazê-lo, é frequente recorrerem a apoio fora da escola para os ajudar a estudar. Neste artigo apresentamos um estudo sobre enhanced podcasts produzidos pelos alunos e para os alunos, disponibilizados na plataforma Moodle. Cada enhanced podcast apresentava a resolução escrita e explicação oral da resolução de um exercício proveniente dos exames nacionais do 12º ano ou dos testes intermédios nacionais. O estudo é do tipo quasi-experimental e os resultados mostram o impacte dos enhanced podcasts no apoio ao estudo independente, tendo revelado diferenças na aceitação dos mesmos por bons e alunos com mais dificuldades.

Palavras-chave : Podcast; Matemática; Estudo Independente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )