SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número02Podcasts para apoiar o estudo independente de matemática: reação dos alunos à produção e à visualizaçãoWebfolios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

FIGUEIREDO, Etelvira Maria Querido  e  CARDOSO, Eduardo Luís. Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesa. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, n.02, pp.50-60. ISSN 1646-933X.

A construção de um blogue em contexto de sala de aula para a aprendizagem da Língua Inglesa como Língua Estrangeira (LE) é uma estratégia com potencialidades para o desenvolvimento das quatro skills de uma língua: ler, ouvir, falar e escrever. O blogue apresenta-se como uma ferramenta com características que permitem a criação de um ambiente onde os alunos participam ativamente na sua própria aprendizagem ao envolverem-se em atividades reais ou simulações muito próximas do real que requerem interação e colaboração. Para além da competência comunicativa verifica-se a integração de atitudes de autonomia, reflexão e responsabilidade, como se evidencia no estudo realizado com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, nível 4 de Inglês.

Palavras-chave : Aprendizagem; Blogue; Ensino; Língua Inglesa; TIC.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )