SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número02Blogue: tecnologia com potencialidades para o ensino e aprendizagem da língua inglesaSapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

MOREIRA, Jacinta Rosa  e  FERREIRA, Maria José. Webfolios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professor. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, n.02, pp.61-75. ISSN 1646-933X.

Deparamo-nos com uma evolução tecnológica que dita a adaptação das estratégias de formação dos professores, introduzindo diferentes dispositivos que traduzam a interação entre a teoria e a prática, enquanto instrumentos de enriquecimento profissional. As potencialidades das tecnologias da informação ao serviço do desenvolvimento de portefólios de ensino transformam a sua conceção e o seu desenvolvimento, rasgando os horizontes de abrangência deste instrumento. Conjugando as ferramentas tecnológicas da Web 2.0 com o processo de construção de portefólios reflexivos, no qual o professor se assume como ator principal com uma participação ativa e autónoma, chegamos a um instrumento, o webfolio reflexivo, que permite a criação de um espaço para a reflexão sobre si e sobre as suas práticas visando o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Neste contexto, o estudo apresentado procurou conhecer os contributos efetivos da implementação deste instrumento, enquanto estratégia de formação continuada e baseada na prática reflexiva sistemática, para o desenvolvimento profissional do professor. A análise e discussão dos resultados obtidos permitiram concluir que os pressupostos teóricos enunciados se confirmam e, nessa medida, o webfolio reflexivo configurou-se efetivamente como estratégia de conhecimento profissional do professor.

Palavras-chave : Prática Reflexiva; Desenvolvimento Profissional; Webfolio Reflexivo; Autoformação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )