SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número02Webfolios reflexivos: contributos para o desenvolvimento profissional do professorDa página ao(s) ecrã(s): tecnologia, educação e cidadania digital no século XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

SANTOS, Carlos; PEDRO, Luís  y  ALMEIDA, Sara. Sapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativo. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, n.02, pp.76-88. ISSN 1646-933X.

A evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem contribuído para uma mudança ideológica na forma como se perspetiva a educação e, em especial, o processo de aprendizagem. O uso de serviços da Web 2..0 em contexto educativo tem potenciado a adoção de novas abordagens e metodologias que favorecem o desenvolvimento da comunicação, da partilha e da colaboração entre os membros de uma comunidade de aprendizagem. Com o projeto Sapo Campus desenvolveu-se uma plataforma integrada de serviços Web 2.0 com os objetivos de promover e disseminar a utilização deste tipo de serviços em contextos de Ensino Superior, promovendo competências sociais e de aprendizagem ao longo da vida nos membros da comunidade da Universidade de Aveiro. Neste artigo, pretende-se caracterizar a plataforma Sapo Campus e apresentar alguns resultados preliminares relativos à sua utilização. Estes resultados permitem, por um lado, suportar as mudanças e aperfeiçoamentos que têm vindo a ser introduzidos na plataforma e, por outro lado, tentar compreender potenciais mudanças no processo de aprendizagem e na forma como este é experienciado pela comunidade educativa da Universidade de Aveiro.

Palabras clave : Aprendizagem; Educação; PLE; Web 2.0.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )