SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 suppl.especialO ePortfolio Reflexivo como ferramenta de aprendizagem activa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

PEREIRA, Isabel; SILVA, Antonino  and  FERNANDES, Anabela. A comunicação video-web no ensino de línguas estrangeiras: contributo do projecto NIFLAR. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, suppl., pp.04-10. ISSN 1646-933X.

O projecto NIFLAR tem como objectivo principal contribuir para a inovação e a obtenção de melhores resultados no âmbito do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras através da diversificação e enriquecimento do contexto de aprendizagem assentes no uso de ferramentas electrónicas. Pretende-se, mediante o desenvolvimento de um sistema de b-learning, colmatar algumas limitações que actualmente afectam as práticas educativas no domínio das línguas estrangeiras. O sistema de b-learning em desenvolvimento combina o ambiente de sala de aula com a comunicação em sincronia entre pares (aprendentes de língua com falantes nativos). Um dos ambientes de e-learning testados é a comunicação video-web, que permite a comunicação em tempo real, em interacção oral ou escrita, a partilha de documentos e a escrita colaborativa de textos. Além de contribuir para a motivação dos aprendentes, este ambiente permite trabalhar todas as competências envolvidas na aprendizagem de LE em contextos autênticos de comunicação.

Keywords : B-Learning; Comunicação Video-Web; Competência Intercultural; Ensino/Aprendizagem de LE.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )