SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 suppl.especialO ePortfolio Reflexivo como ferramenta de aprendizagem activa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

PEREIRA, Isabel; SILVA, Antonino  y  FERNANDES, Anabela. A comunicação video-web no ensino de línguas estrangeiras: contributo do projecto NIFLAR. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, suppl., pp.04-10. ISSN 1646-933X.

O projecto NIFLAR tem como objectivo principal contribuir para a inovação e a obtenção de melhores resultados no âmbito do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras através da diversificação e enriquecimento do contexto de aprendizagem assentes no uso de ferramentas electrónicas. Pretende-se, mediante o desenvolvimento de um sistema de b-learning, colmatar algumas limitações que actualmente afectam as práticas educativas no domínio das línguas estrangeiras. O sistema de b-learning em desenvolvimento combina o ambiente de sala de aula com a comunicação em sincronia entre pares (aprendentes de língua com falantes nativos). Um dos ambientes de e-learning testados é a comunicação video-web, que permite a comunicação em tempo real, em interacção oral ou escrita, a partilha de documentos e a escrita colaborativa de textos. Além de contribuir para a motivação dos aprendentes, este ambiente permite trabalhar todas as competências envolvidas na aprendizagem de LE em contextos autênticos de comunicação.

Palabras clave : B-Learning; Comunicação Video-Web; Competência Intercultural; Ensino/Aprendizagem de LE.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )