SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 suppl.especialUniversity teachers ICT competence: evaluation indicators based on a pedagogical modelDinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

POMBO, Lúcia et al. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, suppl., pp.28-36. ISSN 1646-933X.

Uma das exigências do século XXI é a flexibilidade e a transparência no Ensino Superior Europeu quanto à organização, ao currículo, às metodologias de ensino e às aprendizagens dos estudantes. A evolução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a sua crescente acessibilidade levou várias instituições do Ensino Superior a adoptar abordagens de ensino construtivistas de ensino, no qual os estudantes devem estar activamente envolvidos no processo de aprendizagem. Este trabalho faz parte de um projecto de investigação Luso-Britânico, que envolve a Universidade de Aveiro (Portugal) e a Bradford College University Centre (Reino Unido), onde a equipa trabalhou colaborativamente na identificação de critérios de avaliação das práticas de ensino e aprendizagem que integram as tecnologias da Web 2.0 no processo de ensino e de aprendizagem das Ciências. O trabalho implicou a concepção, implementação e avaliação de um instrumento de recolha de dados, um questionário, que foi aplicado aos estudantes no final dos dois programas de formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (inicial e prós-graduada em Bradford e Aveiro respectivamente). Pretende-se apresentar alguns resultados preliminares relacionados com a avaliação da qualidade de programas de formação de professores que promovem metodologias inovadoras para o desenvolvimento profissional dos estudantes/professores.

Palabras clave : Avaliação de Programas de Formação; Desenvolvimento Profissional de Professores; Educação Inovadora; Ferramentas Web 2.0.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )