SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 suppl.especialEvaluation of the quality of Science Education programmes that use Web 2.0 tools: an Anglo-Portuguese Research ProjectTo be or not to be, the importance of digital identity in the networked society índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

MARQUES, Margarida Morais; LOUREIRO, Maria João  e  MARQUES, Luís. Dinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, suppl., pp.37-46. ISSN 1646-933X.

Da análise da literatura da especialidade tem emergido que o desenvolvimento profissional de profes- sores pode beneficiar da utilização das tecnologias de informação e comunicação. Testemunho disso é o projecto IPEC (Investigação e práticas lectivas em Educação em Ciência: dinâmicas de interacção), que promoveu, com recurso a ferramentas de comunicação online, a articulação entre a investigação e as práticas lectivas, assim como o desenvolvimento profissional dos elementos envolvidos no projecto. No âmbito deste projecto surgiram quatro grupos de trabalho, envolvendo professores e investigadores, que conceberam, implementaram e avaliaram módulos curriculares para o ensino das Ciências. Um dos grupos interagiu preferencialmente através de ferramentas de comunicação online, facilitando a análise das suas dinâmicas de interacção, e constituiu uma comunidade de prática que desenvolveu práticas inovadoras, implementadas pelos docentes do grupo e por professores não envolvidos directamente no projecto. Nesta contribuição analisam-se as dinâmicas de interacção do grupo, tendo em vista delinear recomendações relativas ao trabalho docente em comunidades de prática e seus contributos para o desenvolvimento profissional de professores, uma das lacunas da literatura. O estudo realizado é de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e do tipo estudo de caso único, sendo o caso as dinâmicas de interacção do grupo em análise. Estas foram investigadas a partir da análise das mensagens publicadas em fóruns da plataforma online de apoio ao projecto, bem como das estatísticas de utilização da plataforma.

Palavras-chave : Dinâmicas de Interacção; Articulação entre a Investigação e as Práticas Lectivas; Comunidade de Prática Online; Desenvolvimento Profissional de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )