SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 suppl.especialDinâmicas de interacção numa comunidade de prática online envolvendo professores e investigadores: um estudo no âmbito do projecto IPEC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

COSTA, Cristina  e  TORRES, Ricardo. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2011, vol.04, suppl., pp.47-53. ISSN 1646-933X.

A emergência da web tem tido um impacto profundo a níveis diferentes da nossa sociedade. A web tem vindo a mudar a forma como os indivíduos interagem, partilham informação, aprendem e trabalham. Na economia do conhecimento actual, a ‘participatory media’ tem um papel fundamental nas interacções diárias das pessoas, que, cada vez mais, estão relacionadas com as tecnologias digitais. O termo ‘identidade digital’ está a tornar-se parte do nosso léxico e existência. Este artigo explora alguns dos aspectos relacionados com as práticas e abordagens de professores no que toca ao uso de tecnologias web para criar a sua identidade digital dentro das redes sociais a que pertencem a fim de desenvolvem uma presença social que complemente os seus perfis profissionais e académicos. De facto, este artigo aponta para a necessidade de discutir a relação entre a presença social de um indivíduo online e a sua via profissional, uma vez que no mundo virtual ambas as facetas da nossa existência andam. muitas vezes par a par, ou até enterlaçadas. Os autores discutem as questões que a web levanta acerca da identidade digital através de várias dicotomias - Identidade Digital: aberta e fechada, genuína ou falsa, única ou múltipla. A discussão é ilustrada com exemplos extraídos de projectos recentes onde questões relacionadas coma criação de identidade digital foram levantadas e postas em prática. Este artigo incide sobre a importância da identidade digital na “Sociedade em Rede” actual , sendo o seu principal foco alguns cenários contemporâneos relativamente ao uso da web interactiva no que toca ao estabelecimento de uma presença social online. O artigo propõe explorar uma série de questões acerca das vantagens e implicações que os indivíduos enfrentam quando decidem desenvolver a sua identidade digital de forma consciente, discutindo assim as ideais de abertura,  singularidade e integridade em relação à identidade digital daqueles que usam a web para esse fim. Este artigo reflecte as ideias e práticas progressivas dos seus autores, tendo as conclusões aqui apresentadas sido extraídas de exemplos e situações reais de uma série de projectos relacionados com o tópico. A questão que este artigo pretende levantar pode ser resumida de uma forma simples: se o individuo está alertado para as questões que a sua presença digital levanta e como a sua participação na web é gerida. Cabe ao indivíduo, como ‘Educador’, gerir a sua reputação e guiar outros a fazer o mesmo.

Palavras-chave : Identidade Digitaly; Sociedade em Rede; Literacia Digital; Trabalhadores do Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )