SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número01Um questionário sobre as perceções dos estudantes acerca da importância das tarefas da e-tutoria: diferenças de género, idade, formação académica e experiência tecnológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

PEDRO, Neuza. Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceito. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2012, vol.05, n.01, pp.3-16. ISSN 1646-933X.

O presente artigo procura contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem metodológica para analisar e compreender a utilização educativa das TIC, considerando o conceito sob uma perspetiva multidimensional de análise. Este corporiza-se na descrição e testagem de um instrumento de self-report, uma escala de utilização das tecnologias para professores, constituída por sete dimensões distintas. Ao longo do texto discutem-se os resultados relativos à aplicação do instrumento num grupo de 738 professores do ensino básico e secundário nacional, analisando-se os scores totais e parciais encontrados. Como principais conclusões, verifica-se a adequação do instrumento utilizado e constata-se a existência de um grau moderado de utilização das tecnologias por parte dos professores, com uma diferenciação entre níveis elevados e níveis reduzidos de utilização das TIC em função da dimensão em análise.

Palavras-chave : Integração Educativa das TIC; Escala; Professores; Práticas Profissionais Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )