SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número01Integração educativa das TIC: proposta de um instrumento e de uma nova abordagem ao conceitoO e-learning: uma prática pedagógica desafiadora na Uni-CV índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

JORGE, Idalina. Um questionário sobre as perceções dos estudantes acerca da importância das tarefas da e-tutoria: diferenças de género, idade, formação académica e experiência tecnológica. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2012, vol.05, n.01, pp.17-32. ISSN 1646-933X.

As tarefas da e-tutoria estão bem identificadas e categorizadas e existe consenso nas classificações propostas. Contudo, precisamos de ter uma ideia clara de quais são as tarefas dos tutores que os estudantes mais valorizam. Esse conhecimento pode contribuir para uma reflexão sobre as práticas da tutoria. Os tutores recorrem frequentemente a ferramentas de comunicação assíncrona como os fóruns, para desenvolver atividades que implicam a construção do conhecimento e a reflexão crítica colaborativas, mas a forma como os estudantes encaram estas atividades difere bastante e a controvérsia gira geralmente em torno da forma como a tutoria concebe, dinamiza, intervém como especialista e avalia as contribuições dos estudantes. Com o objetivo de entender quais as tarefas da tutoria no fórum a que os estudantes dão maior importância, foi construído um questionário de 25 itens que abarcam as atividades de conceção, dinamização e ensino, incluindo a avaliação da e-tutoria. No período entre 2005 e 2011 o questionário foi enviado através da Internet a 900 estudantes e profissionais em formação em regime de e-learning, tendo sido recebidas 368 respostas. Conclui-se que: 1) a relevância dos temas postos a discussão, 2) a avaliação dos estudantes, 3) o estabelecimento de regras de participação, 4) a avaliação geral do debate em função dos objetivos estipulados e 5) as respostas às dúvidas e perguntas dos estudantes, são as tarefas da tutoria que os estudantes consideram mais relevantes. Os resultados permitem chegar a algumas conclusões sobre como é que a tutoria deve organizar o fórum.

Palavras-chave : Aprendizagem Online; Ensino Online; Ensino Superior; Feedback; Tutoria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )