SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número01O e-learning: uma prática pedagógica desafiadora na Uni-CVAprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

MAIA, Dennys Leite  e  BARRETO, Marcilia Chagas. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2012, vol.05, n.01, pp.47-61. ISSN 1646-933X.

Diante da disseminação das tecnologias digitais em diversas atividades empreendidas na sociedade moderna, a educação não deve ficar alheia a esse processo. A partir da década de 1990, são encontrados documentos oficiais que recomendam a inserção e incentivo ao uso das tecnologias digitais em educação por serem consideradas ferramentas que viabilizam a criação de espaços mais significativos de aprendizagem. Este trabalho objetiva analisar como se deu a inserção das tecnologias digitais no espaço escolar brasileiro. São tomadas como categorias de análise as ações voltadas para a recomendação e instalação dos equipamentos e a formação docente inicial para o uso das ferramentas. O método de pesquisa empregado foi a análise de documentos acerca das temáticas. Como recorte da pesquisa, a realidade cearense, focando a formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, conferida pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza. Ao fim desse estudo, evidencia-se uma desarticulação entre a inserção das tecnologias digitais em educação e a formação docente para o uso, sugerindo uma atuação mais contundente na formação inicial de professores para o uso pedagógico de tecnologias. Esta perspectiva vislumbra alterações significativas no âmbito da gestão pedagógica e, consequentemente, da qualidade do ensino.

Palavras-chave : Formação de Professores; Informática Educativa; Tecnologias Digitais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )