SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número01Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileirasA Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

CARVALHO, Maria José de Oliveira Rodrigues  e  ANDRADE, António Manuel Valente de. Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2012, vol.05, n.01, pp.62-71. ISSN 1646-933X.

Este artigo tem por base uma investigação sobre a implementação de ambientes de ensino e aprendizagem mais ricos, criadores de contextos mais estimulantes e mais desafiantes, que permitam aos alunos desenvolver a sua capacidade para explorar, conjeturar, raciocinar e relacionar logicamente. A Geometria é um tema que potencia o desenvolvimento de tais capacidades, sendo os Ambientes de Geometria Dinâmica, como o Compass and Ruler, vistos como poderosos instrumentos de ensino deste tema. Neste estudo, pretendeu-se eleger as potencialidades deste software, entendido como mediador no processo de ensino/aprendizagem da Geometria, no que respeita quer ao desempenho matemático, quer às atitudes dos alunos. O objetivo base desta investigação consistiu em averiguar a eficiência de um Ambiente de Aprendizagem on line para o Ensino Básico, utilizando uma metodologia blended learning, ancorado no site “carmate” (http://carmate.weebly.com), cuja construção se centrou nas teorias de aprendizagem construtivistas, numa perspectiva colaborativa visando o desenvolvimento da autonomia. O recurso ao software e ao site “carmate” na resolução das tarefas de investigação/exploração, permitiu aos alunos participarem mais ativamente no seu processo de aprendizagem, enquanto construtores do seu próprio conhecimento. Eles tomaram decisões, conduziram investigações, fizeram descobertas, trabalharam cooperativamente e interagiram entre si. Ao trabalharem com o computador, tornaram-se mais ativos e enriqueceram a sua aprendizagem, melhorando os seus resultados e a sua predisposição para a Matemática.

Palavras-chave : Matemática; Carmate; Aprendizagem; Construtivismo; Autonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )