SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número01Aprendizagem da geometria em b-learning no ensino básico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

SANTOS, José Rui. A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2012, vol.05, n.01, pp.72-83. ISSN 1646-933X.

Hoje, quando já não se questiona a sua entrada na escola, ainda persistem muitas dúvidas sobre a forma como é feita a utilização do computador em contexto pedagógico, e se esta é, efetivamente, uma realidade. As TIC podem assumir um papel importante na mudança das atitudes dos professores em especial no que se refere à substituição de atitudes pedagógicas centradas no ensino por atitudes pedagógicas centradas na aprendizagem. Mas será que, na prática, é isso que tem vindo a suceder ou a sua utilização em contexto pedagógico não passa de mera operação cosmética destinada a perpetuar velhos hábitos, mas sob uma capa nova? Como são aplicadas as tecnologias de informação e comunicação nas práticas pedagógicas e, em particular, como é utilizada a plataforma Moodle, numa escola básica com 2.º e 3.º ciclo? Foram estas as questões que estiveram na génese do estudo de caso, do qual resultou este artigo e cujas principais conclusões se prendem com a falta de formação dos professores na área das TIC e, consequentemente, com o pouco e inadequado proveito delas tirado em particular da plataforma Moodle.

Palavras-chave : Alunos; Ensino-Aprendizagem; Plataforma Moodle; Professores; TIC.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )