SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02Análise das interações sociais entre pais e professores de alunos com multideficiência num ambiente virtual de aprendizagemA presença pedagógica num ambiente online criado na rede social Facebook índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

BARCELOS, Gilmara Teixeira; PASSERINO, Liliana Maria  e  BEHAR, Patricia Alejandra. Rede social na internet: apoio para formação continuada de professores de matemática. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2012, vol.05, n.02, pp.43-59. ISSN 1646-933X.

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) abrem importantes possibilidades para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, é essencial que os professores tenham oportunidades para se prepararem. Considerando que a formação de professores de Matemática é um processo contínuo, foi elaborada uma proposta de formação continuada, para os professores recém formados da licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense), no início de sua prática docente. A proposta foi denominada T-PROIM - Tecnologias na Prática docente de professores Iniciantes de Matemática. Uma rede social na Internet (RSI) foi implementada por meio da plataforma Elgg para apoiar a formação T-PROIM. Essa visou incentivar a integração das TIC à prática docente e fundamentou-se na teoria sócio-histórica. A pesquisa foi de caráter qualitativo por meio de um estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram questionário, entrevistas, observação e registro dos conteúdos postados na RSI. A análise dos dados sinalizou que a flexibilidade da formação e da configuração de recursos RSI pelos professores foi importante para o contexto educacional, pois permitiu atender a particularidades de cada professor e de seu contexto docente. A possibilidade de compartilhar informações criou um espaço menos formal para contexto educacional que serviu como motivação para as atividades formais. Além disso, a análise dos dados possibilitou identificar dimensões do capital social nas atividades presenciais e nos conteúdos postados na rede. Essas dimensões contribuíram para aumentar a confiança no uso pedagógico das TIC e promover o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos professores. Em síntese, a formação T-PROIM influenciou a prática docente dos professores.

Palavras-chave : Redes Sociais na Internet; Formação de Professores; Personal Learning Environments; Plataforma Elgg.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )