SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02A presença pedagógica num ambiente online criado na rede social FacebookAprender línguas estrangeiras no século XXI: teletandem através do skype índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

LOCATELLI, Patrícia Augusta Pospichil Chaves; BRUNETTA, Nádia; SAWITZKI, Roberta Cristina  e  ANTUNES, Elaine Di Diego. Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2012, vol.05, n.02, pp.71-84. ISSN 1646-933X.

Este estudo objetivou compreender as perspectivas dos tutores em educação a distância (EAD) a respeito das atividades de tutoria desenvolvidas em nível de especialização em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Esta pesquisa qualitativa utilizou o método do estudo de caso operacionalizado por meio de pesquisa documental e entrevistas escritas, desenvolvidas a partir de roteiro composto por questões predominantemente abertas. Tal roteiro foi disponibilizado para preenchimento dos participantes, por meio eletrônico, e contou com a participação de vinte e três sujeitos. Como principais resultados identificou-se que, no que se refere à influência do tutor no aprendizado dos alunos, a maioria dos participantes respondeu acreditar que influenciam positivamente neste processo, confirmando pressupostos teóricos de autores que tratam acerca do tema. Chamou atenção, no que tange ao papel do tutor na modalidade EAD, o fato de alguns respondentes terem relatado que desenvolvem atividades como professores. Apesar de não serem reconhecidos institucionalmente como docentes, parte dos tutores participantes desta pesquisa considera que exerce papel de ‘professor’ nos cursos investigados.

Palavras-chave : Papel dos Tutores; Perspectiva; Tutoria em Educação a Distância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )