SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

CARDOSO, Teresa  e  MATOS, Filipa. Aprender línguas estrangeiras no século XXI: teletandem através do skype. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2012, vol.05, n.02, pp.85-95. ISSN 1646-933X.

Se aprender línguas estrangeiras sempre fez sentido numa Europa plural, a várias vozes, hoje então torna-se porventura ainda mais pertinente. Mas, num mundo global, em que se esbatem distâncias físicas e barreiras temporais, a dificuldade poderá passar pela escolha de como aprender, e ensinar, neste caso, línguas. Assim, pretendemos apresentar uma experiência inovadora no ensinoaprendizagem de línguas estrangeiras, o teletandem através do skype, que pelas suas potencialidades pode ser utilizado quer em situações formais, quer informais. Contudo, no âmbito deste texto reportamo-nos ao projeto teletandem Brasil/Itália, um contexto formal, nomeadamente com estudantes da Universidade de Salerno (Itália) e da Universidade Estadual Paulista de Assis (Brasil). Na nossa investigação, metodologicamente ancorada no estudo de caso, aplicámos um inquérito por questionário a estudantes daquelas instituições de Ensino Superior com o intuito de contribuir para a educação a distância e a pedagogia do elearning e, em particular, para identificar tipos de utilização do skype no ensinoaprendizagem de línguas em teletandem, conhecer razões pelas quais os estudantes optam por este contexto educativo inovador e aferir do respetivo impacto. Os resultados obtidos confirmam que a maioria dos respondentes usa o skype para estudar, mas também para comunicar com amigos e colegas. Entre as motivações que indicaram para a escolha do skype nas sessões de teletandem destacam-se os recursos que disponibiliza e o facto de permitir um contacto direto com um falante nativo. Por fim, mais de metade dos respondentes afirmou que recomendaria o teletandem através do skype para aprender e ensinar línguas estrangeiras e que continuará a usar o skype como ferramenta de colaboração e interação neste contexto específico.

Palavras-chave : Aprender e Ensinar Línguas Estrangeiras; Ensino Superior; Pedagogia do Elearning; Teletandem; Skype.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )