SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue01Análise de conteúdo da comunicação assíncrona: considerações metodológicas e recomendações práticasEstudos sobre a utilização da web 2.0 na educação em Portugal (2008-2012) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Conceito educativo de podcast: um olhar para além do foco técnico. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2013, vol.06, n.01, pp.35-51. ISSN 1646-933X.

A partir do entendimento de Mikhail Bakthin (2010), para o qual a linguagem carrega em si o conjunto de valores que a permeia, este artigo problematiza as definições da tecnologia podcast em sua área de estudos educativos de modo a levantar a existência de valores em comum associados a tais definições, analisando se estes se relacionam com referenciais educativos contemporâneos, representados pela concepção progressista de Paulo Freire (1971). Posteriormente, será caracterizada a natureza educativa da tecnologia em foco de modo a, partindo dos quesitos levantados, elaborar-se o objetivo central deste estudo: a construção de uma definição para o podcast coerente com o referencial educacional elencado. Aproveitando-se das exposições do filósofo Andrew Feenberg (2003) e elencando critérios de privilégio ao uso humano dos objetos tecnológicos nessa área, a definição proposta terá como alicerce a consideração conceitual da tecnologia na educação, vista e definida em razão de seu “fazer humano”, e não de suas características técnicas. A partir da conceituação constituída, o podcast será contraposto ao rádio, de modo a desvelar as particularidades de ambas tecnologias a fim de, caracterizando a natureza específica do podcast, verificar-se a validade da definição oferecida.

Keywords : Podcast; Tecnologia Educacional; Oralidade Digital; Rádio Educativo; Definição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )