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Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

SANTOS, Rui  e  JORGE, Idalina. Utilização da plataforma Moodle por docentes do ensino não superior: o caso da escola EB 2, 3 S. João de Deus. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2013, vol.06, n.01, pp.68-85. ISSN 1646-933X.

O presente estudo centra-se na análise da utilização da plataforma Moodle pelos professores de uma escola portuguesa dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico. O propósito principal da presente investigação foi o de caracterizar a realidade atual da utilização da plataforma Moodle na Escola EB 2, 3 S. João de Deus, situada em Montemor-o-Novo, durante o ano letivo de 2011/2012, bem como determinar as dimensões que mais se relacionam e explicam o seu aproveitamento pedagógico, no sentido de definir estratégias que visem melhorar essa utilização, numa perspetiva de inovação pedagógica e de estímulo a práticas interativas e construtivistas. As dimensões analisadas no presente estudo foram: 1) experiências de utilização do computador na atividade docente; 2) experiência de utilização da Internet; 3) formação na área das TIC e na plataforma Moodle. Foram desenvolvidas sessões de formação de caráter não formal na referida escola, sobre a utilização da Moodle e destinadas a todos os professores. As sessões de formação tiveram como objetivo contribuir para melhorar a utilização da Moodle pelos professores da escola. O estudo assumiu uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados, tendo envolvido os professores da escola, aos quais foi aplicado um questionário. Os resultados obtidos permitem concluir que a utilização da Moodle é efetuada por uma minoria de professores e com pouca regularidade. Verificou-se igualmente que a utilização da Moodle é efetuada numa vertente de disponibilização de informação, não estando, por isso, a ser plenamente aproveitadas as potencialidades desta ferramenta, nomeadamente ao nível da comunicação e da colaboração. Verificou-se uma correlação forte entre as experiências de utilização do computador na atividade docente e a utilização da Moodle. Concluiu-se também que, comparadas as perceções dos professores que frequentaram a formação com os que não a frequentaram, a formação sobre a Moodle teve resultados positivos nas perceções dos professores sobre a plataforma.

Palavras-chave : Desenvolvimento Profissional dos Professores; E-Learning; Formação em TIC; Moodle.

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