SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Realidade aumentada em contextos educativos: um mapeamento de estudos nacionais e internacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

DIAS, Paulo. Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2013, vol.06, n.02, pp.04-14. ISSN 1646-933X.

Desenvolvemos no presente artigo uma reflexão e análise sobre os processos que conduzem à promoção da inovação pedagógica nos cenários emergentes para a educação aberta e em rede. No quadro desta análise e a partir da distinção entre mediação tecnológica e mediação pedagógica, propõe-se um modelo para a mudança e inovação baseado na mediação social e cognitiva das aprendizagens para a educação na sociedade digital. A mediação para a educação aberta situa-se para além das conceções de inovação associadas à tecnologia, para se afirmar nos desafios da aprendizagem como um processo social e cognitivo sustentado pela rede. No âmbito deste enquadramento e da valorização da mudança intencional na educação em rede, a cenarização da inovação pedagógica emerge do conjunto das dimensões relacionais da rede de atores que ocorrem nos ambientes de aprendizagem e conhecimento. A partir da articulação entre os cenários de inovação no modelo pedagógico e a adequação deste ao projeto, objetivos e práticas de aprendizagem é proposto um conjunto de dimensões para a análise da usabilidade pedagógica dos ambientes de educação aberta e em rede na sociedade digital.

Palavras-chave : Educação Aberta e em Rede; Mudança Intencional; Inovação Pedagógica; Mediação Social e Cognitiva; Usabilidade Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )