SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em redeSerious game em contexto de formação profissional: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

COIMBRA, Teresa; CARDOSO, Teresa  e  MATEUS, Artur. Realidade aumentada em contextos educativos: um mapeamento de estudos nacionais e internacionais. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2013, vol.06, n.02, pp.15-28. ISSN 1646-933X.

As tecnologias da informação e comunicação (TIC) têm tido um crescimento exponencial, sobretudo recentemente. Uma das características que mais se destacou nos recursos e dispositivos tecnológicos de acesso e publicação de informação e de comunicação, nos últimos 4 anos, é a cada vez maior portabilidade, mobilidade e acesso à rede. O desenvolvimento tecnológico, também ao nível das aplicações informáticas disponíveis para a implementação de conteúdos tridimensionais, tem vindo a acompanhar esta tendência. Importa, pois, conhecer se, e como é que, tais conteúdos estão a ser integrados em contextos educativos, nomeadamente no que respeita à realidade aumentada e ao m-learning. Assim, neste texto, e sob uma perspetiva cronológica que acompanha a própria evolução das TIC, apresentamos uma síntese de casos práticos, nacionais e internacionais, que traduzem experiências relevantes naqueles domínios. Com este mapeamento pretendemos contribuir para o estado da arte das tecnologias tridimensionais (intangíveis) em educação. E, ainda, enquadrar o desenvolvimento e a implementação de conteúdos 3D no ensino superior português, na área da matemática, no âmbito de uma investigação em curso na Universidade Aberta e no Instituto Politécnico de Leiria.

Palavras-chave : Conteúdos Tridimensionais; M-Learning; Realidade Aumentada; Tecnologias da Informação e Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )