SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue02Serious game em contexto de formação profissional: um estudo de casoLetramento digital e alfabetização tecnológica: reflexões a partir de um estudo com alunos do PARFOR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto  and  AZZI, Roberta Gurgel. Relações significantes entre a autoeficácia computacional docente e variáveis pessoais e contextuais: um estudo com professores brasileiros. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2013, vol.06, n.02, pp.50-67. ISSN 1646-933X.

O estudo investigou as relações entre a crença de autoeficácia computacional docente e variáveis pessoais e contextuais de 253 professores brasileiros de Ensino Médio. A crença de autoeficácia computacional docente pode ser compreendida como a crença do professor em sua capacidade para utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos ou integrar tecnologias computacionais ao ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário de caracterização do participante e de sua atividade docente e de uma escala do tipo Likert, em que seus itens investigam a percepção do professor em sua capacidade para lidar com situações ou tarefas relacionadas ao uso de tecnologias no ensino. Realizou-se uma análise estatística dos dados. Identificaram-se relações significantes entre o construto investigado e variáveis pessoais e contextuais, confirmando-se a importância de investigá-las para compreender o nível da crença de autoeficácia computacional docente. As variáveis pessoais e contextuais que mostraram-se mais significantemente relacionadas às crenças (p<0.001) foram: gênero, tempo de graduado, tempo de experiência docente, tempo que tem computador em casa, frequência de uso do computador para fins pessoais e didáticos, habilidade para usar o computador, preparação e motivação para usar tecnologias no ensino. O conhecimento de relações significantes entre a crença de autoeficácia do professor para ensinar com tecnologias e as variáveis pessoais e contextuais permite identificar elementos importantes a serem considerados no processo de integração das TIC ao ensino.

Keywords : Autoeficácia; Professores; Tecnologias no Ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )