SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Relações significantes entre a autoeficácia computacional docente e variáveis pessoais e contextuais: um estudo com professores brasileirosLivros digitais do Plano Nacional de Leitura na educação pré-escolar: percepções dos educadores de infância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

ATAIDE, Denyse Mota da Silva  y  PINHO, Maria José de. Letramento digital e alfabetização tecnológica: reflexões a partir de um estudo com alunos do PARFOR. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2013, vol.06, n.02, pp.68-79. ISSN 1646-933X.

Este artigo, parte integrante de uma pesquisa em andamento, discute Letramento Digital e Alfabetização Tecnológica na perspectiva da formação continuada de professores. O objetivo é investigar se alunos do curso de Letras do PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da UFT - Universidade Federal do Tocantins campus de Araguaina, são letrados digitalmente. Igualmente, buscamos entender o que é Letramento Digital e também Alfabetização Tecnológica, apontando as diferenças e/ou aproximações conceituais dessas duas categorias epistemológicas. A pesquisa se configura como qualitativa e estudo de caso, e os procedimentos foram revisão bibliográfica e pesquisa de campo, realizada em duas turmas do PARFOR/Letras/Araguaína. Os resultados apontam que os sujeitos participantes no estudo não possuem habilidades para manusear o computador e seus aplicativos, e sendo assim não alcançaram as práticas do Letramento Digital.

Palabras clave : Letramento Digital; Alfabetização Tecnológica; Formação Continuada de Professores; PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )