SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Letramento digital e alfabetização tecnológica: reflexões a partir de um estudo com alunos do PARFOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

SANTOS, Virgínia  e  MATA, Lourdes. Livros digitais do Plano Nacional de Leitura na educação pré-escolar: percepções dos educadores de infância. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2013, vol.06, n.02, pp.80-99. ISSN 1646-933X.

A utilização das tecnologias no contexto educativo, concretamente a utilização dos livros digitais (LD), é objeto de abordagem no presente artigo. É considerada a relação do potencial pedagógico desta ferramenta tecnológica com o desenvolvimento de competências de literacia nas crianças, a partir de um estudo onde se recolhe a opinião de educadores que assumem ser utilizadores atuais ou recentes, ou apenas conhecedores não utilizadores. Os LD considerados são, concretamente, os que o Plano Nacional de Leitura (PNL) disponibiliza para a educação pré-escolar no seu portal da internet, com objetivos de promoção de leitura. De que forma os educadores promovem ou permitem o uso dos LD; que benefícios consideram existir na promoção da leitura e que vantagens e desvantagens lhe reconhecem no desenvolvimento da sua prática pedagógica, tendo em conta os recursos materiais e tecnológicos de que dispõem, são questões a que se procura dar resposta. O estudo cruza fundamentos teóricos que apontam um conjunto de vantagens assinaláveis, resultantes do uso dos LD, reforçados pela opinião dos educadores, numa abordagem quantitativa, a partir das respostas expressas através de um questionário online. Participaram neste estudo 548 educadores de diversas zonas do país. Os educadores participantes reconhecem mais vantagens do que desvantagens na utilização dos LD, sendo a apresentação para o grupo de crianças, na hora do conto ou para a introdução de temáticas a explorar, a forma preferida de utilização. Assinalam como principais dificuldades as características do material, a pouca qualidade de equipamento informático de que dispõem, as fragilidades da Internet e o número reduzido de computadores, sendo evidenciadas algumas diferenças, quer na forma de utilização quer no reconhecimento das vantagens e desvantagens da sua utilização, em função da idade.

Palavras-chave : Leitura; Literacia Emergente; Livros Digitais; Pré-Escolar; Tecnologias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )