SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01U-TRACER®: uma plataforma de registo e partilha de informação sobre o uso das tecnologias da comunicação no ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

SILVA, Bento Duarte da et al. Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em Portugal. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2014, vol.07, n.01, pp.3-18. ISSN 1646-933X.

Resumo: No quadro de uma investigação sobre o desempenho em tecnologias digitais por parte de professores universitários do Brasil e de Portugal nas suas atividades docentes quotidianas, este artigo descreve as suas competências e níveis de utilização de tais recursos. Os participantes são na sua maioria do sexo feminino, tendo como nível predominante de formação o mestrado e o doutoramento, sendo a maior parte da área de Humanidades e Ciências Sociais. As idades variaram entre 22 e 73 anos, situando-se o tempo de docência entre seis meses e 39 anos. Os resultados sugerem que as  tecnologias digitais mais utilizadas nos dois países foram o computador, aplicativos como editor de texto, navegadores de web, powerpoint, PDF, telemóvel, ambientes virtuais de aprendizagem e projetor multimídia. Especificamente no que diz respeito à utilização da internet, a maioria de docentes relata utilizar diariamente para e-mail, notícias e criar documentos. Quanto à literacia digital, identificou-se uma competência maior para um uso instrumental das tecnologias do que para a gestão pedagógica. Considerando o conjunto de resultados, importa destacar a similaridade da competência digital dos docentes universitários dos países investigados, indicando a necessidade de se desenvolverem programas de formação voltados para a gestão pedagógica com recurso às tecnologias digitais.

Palabras clave : Tecnologias Digitais; Competência Pedagógica; Ensino Superior; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )