SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01U-TRACER®: uma plataforma de registo e partilha de informação sobre o uso das tecnologias da comunicação no ensino superiorFacebook e recursos educacionais abertos na formação de pesquisadores em educação: percepções e reflexões índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

SANTOS, Rosemary dos  y  SANTOS, Edméa Oliveira dos. WebQuest interativa como dispositivo de pesquisa: possibilidades da interface livro no Moodle. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2014, vol.07, n.01, pp.30-46. ISSN 1646-933X.

Resumo: Este trabalho é fruto da Pesquisa Institucional “A cibercultura na era das redes sociais e da mobilidade: novas potencialidades para a formação de professores” que buscou compreender como os professores vêm utilizando as mídias digitais em rede. Para tanto, dialogamos com as abordagens da pesquisaformação multirreferencial (Ardoino, Macedo e Santos), com as pesquisas com os cotidianos (Certeau, Alves, Oliveira) e com os estudos da cibercultura (Levy, Lemos, Santaella, Santos, Silva). O contexto formativo da pesquisa foi a disciplina "Informática na Educação" do EDAI - Curso de Especialização em Educação com Aplicação da Informática - da Faculdade de Educação da UERJ. Utilizamos uma bricolagem de dispositivos baseados em conversas presenciais e online no ambiente de aprendizagem Moodle, onde dialogamos com os praticantes via WebQuest interativa criada na interface Livro. Analisando as narrativas dos praticantes, chegamos aos seguintes achados: com o surgimento desses novos espaços, passamos por uma dinâmica de diferentes modalidades perceptivas. Destacamos, aqui, os potenciais comunicacionais e pedagógicos destas mídias, principalmente por potencializarem os usos dos professores na educação básica e principalmente por se constituírem em espaços de colaboração e cocriação.

Palabras clave : Cibercultura; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )